Quero Ser Aluno!

Há duas formas de ser aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade (PPGES):
  1. Aluno (a) Regular – A seleção ocorre, normalmente, uma vez por ano de acordo com um Edital de seleção. As inscrições são realizadas, geralmente, no decorrer do mês de setembro.
  2. Aluno(a) Especial – Em algumas disciplinas são oferecidas vagas para quem ainda não é aluno regular do curso – matrícula em disciplina isolada . Essa listagem é divulgada antes do início de cada trimestre letivo. Os interessados em cursar disciplinas isoladas devem seguir as instruções para inscrição que são postadas no site antes de cada trimestre letivo e comparecer na primeira aula do trimestre para conversar com o(s) professor(es) ministrante (s) da disciplina. As disciplinas cursadas nesta modalidade podem ser validadas, futuramente, se o aluno ingressar como aluno regular.
Abaixo há informações mais completas sobre como ser aluno(a) do PPGES.

1. Aluno(a) Regular

 

Conforme  Titulo V do Regimento de 2019,  o candidato  deverá satisfazer as seguintes exigências mínimas para admissão no Programa (Art. 20):

  1. Ter concluído curso de graduação em áreas afins às de concentração do Programa de Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade;
  2. Apresentar, nos prazos estabelecidos, a documentação exigida.

A análise do pedido de inscrição para ingresso do candidato no Programa será feita por uma comissão nomeada pelo Colegiado Delegado.

O programa publicará edital de seleção de estudantes estabelecendo o número de vagas, os prazos, a forma de avaliação, os critérios de seleção e a documentação exigida. (Art. 21)

Editais:

Edital n.01/2019/PPGES (Encerrado)

Edital n.04/2018/PPGES (Encerrado)

Edital n.03/PPGES/2017 (Encerrado)

Edital n.01/PPGES/2015 (Encerrado)


2. Disciplina Isolada

 

Conforme a Ata da 3ª Reunião, foram firmados os seguintes critérios de aprovação para a matrícula de alunos especiais em disciplinas isoladas:

  1. Poderão ser admitidos alunos de graduação
  2. Será imprescindível a autorização do professor da disciplina para o aluno poder se matricular em disciplina isolada;
  3. Número máximo de créditos que podem ser validados em disciplinas isoladas: 18;
  4. Número máximo de créditos que podem ser cursados por trimestre em disciplinas isoladas: 09 ;
  5. Número máximo de trimestres consecutivos nos que o aluno pode se matricular em disciplina isolada: 06;


Os períodos de inscrições e as orientações para inscrição online serão postados na página inicial do programa antes do início de cada trimestre.
 Não será efetuada a matrícula para os interessados que não seguirem todos os procedimentos e/ou perderem os prazos descritos.

Podem ocorrer trimestres em que não há oferta de disciplinas isoladas para alunos especiais.