Planejamento e Sustentabilidade do Setor Energético

Área de Concentração em Planejamento e Sustentabilidade do Setor Energético

 

A área de concentração em Planejamento e Sustentabilidade do Setor Energético aborda aspectos estratégicos da geração, transmissão e uso da energia de maneira sustentável, tanto do ponto de vista das políticas públicas quanto do ponto de vista das empresas atuantes no setor. Aspectos técnicos, econômicos, logísticos, sociais, ambientais e legais são considerados, tendo sempre in mente minimizar as agresões ao ambiente.

Esta área de concentração está dividida em três linhas de pesquisa:

 

  1. Recursos Energéticos

Voltada para o estudo dos recursos naturais renováveis (água, vento, ondas, correntes e marés) como fontes de energia. Análise do potencial energético em ambiente marinho costeiro. Avaliação e mapeamento do potencial energético em bacias hidrográficas. Aproveitamento dos recursos, meio ambiente, sustentabilidade e envolvimento social.

 

  1. Gestão e Sustentabilidade

Esta linha contempla os aspectos históricos e econômicos, as políticas públicas internacionais, nacionais e regionais voltadas para gestão energética e suas interrelações, os aspectos institucionais e a legislação dos recursos energéticos. Analisa a governança do modelo de gestão pública, as agências reguladoras de energia bem como a integração das políticas com o conceito de sustentabilidade econômica e socioambiental.

 

  1. Impactos Ambientais do Setor Energético

Linha de pesquisa voltada para: técnicas de avaliação dos impactos ambientais provocados pela extração dos recursos energéticos e a geração, distribuição e uso da energia; técnicas de prevenção e minimização dos impactos; e técnicas de remediação dos mesmos.