Compras

Orientações para pedidos de compra

 


Modelo de Documentos

 

1 – Catálogo de materiais (somente material de consumo)

Orientações:

  • Verificar nesta lista se o item já está catalogado. CTRL + F e digitar os possíveis nomes do item;
  • Caso o item não esteja catalogado, o solicitante deverá pedir a catalogação à Secretaria Integrada, através do envio por e-mail da descrição completa do item (nome, características, forma de apresentação, unidade de medida, etc.) e o código CMAT disponível no site http://comprasnet.gov.br/acesso.asp?url=/Livre/Catmat/Conitemmat1.asp
  • Caso o item já esteja catalogado, informar o código que inicia com 099 no formulário de compra.
  • Verificar se o item catalogado está na mesma unidade de medida dos orçamentos enviados.
Orientações:
  • Preencher justificando detalhadamente a necessidade de dispensa/inexigibilidade para o pedido da compra (motivo/finalidade; para quê/quando/onde/por quanto tempo os materiais serão utilizados; beneficiários diretos)
3 – Formulário para Solicitação de compra de material de laboratório (modelo)

Orientações:

  • Na coluna “unidade”, deve ser colocado se o item é apresentado em Kg, g, L, ml, etc. Esta unidade deve ser a mesma nos orçamentos e na catalogação;
  • Na coluna “quantidade”, deve ser informado quantas unidades do item devem ser compradas;
  • Na coluna “código”, deve ser informado o código do item que inicia com 099.
  • Na coluna “especificação” deve ser copiado e colado do catálogo o campo “descrição detalhada”
4 – Declaração do orientador para solicitação de compra de material de laboratório (modelo)

Orientações:

  • Preencher os campos em amarelo conforme o projeto de pesquisa;
  • A assinatura do orientador não pode ser copiada e colada. O documento deve ser impresso, assinado, e digitalizado.
5 – Relatório de pesquisa de preços (modelo)

Orientações:

  • Caso seja inexigibilidade explicar que o produto tem fornecedor único e como foi feito o contato com o respectivo fornecedor
  • Os valores dos orçamentos de cada item não podem ultrapassar a variação (limite) de 100%
  • Preencher com os dados do professor  responsável pela aquisição (nome, SIAPE, assinatura, etc)
6 – Orçamento (modelo)

-Orçamentos com validade mínima de 30 dias, constando os dados completos da empresa (Razão Social, CNPJ, endereço, telefone, e-mail, dados bancários, etc.).

  • O frete (quando houver) deve ser gratuito, desta forma, a empresa precisa estar ciente de que a UFSC não realiza pagamento de frete e, portanto, o valor deve estar incluído no preço do produto.
  • Nos casos de orçamento enviado via e-mail, é necessário que se tenha a troca de e-mail entre o solicitante e a empresa. O e-mail da empresa precisa ser institucional, para comprovação de que a pessoa faz parte da empresa. Destacamos que a troca deve ser feita com a mesma empresa que apresentou o orçamento, não pode ter o intermédio de uma outra empresa/loja. Nos casos de orçamento presencial, é necessário que o orçamento seja assinado.
  • Deve constar no orçamento que estão cientes e aceitam que o pagamento será por empenho. Também precisamos dos dados bancários para o empenho.